Conheça o mais completo curso sobre esportes do mercado!

Confira o Correio do Treinador!

(REPORT) Seismitoad/Mewtwo/Pyroar/Garbodor - 7º lugar no Pré-Regional da Anime Games e Toys

Mais um Report para o Pokétudo TCG, dessa vez abordando um deck que já veio obtendo bons resultados nos regionais da América do Norte, Seismitoad/Pyroar ou como eu gosto de chamar, Pyratoad!


Eu (Lucas Freitas) resolvi usar este baralho, devido aos treinos que tive com ele e resultados que o deck já tinha apresentado, fui desenvolvendo a lista e testando em diferentes versões, tentando utilizar até Raichu, e no final, deu a lista que usei no dia 18/10/2014 na Anime Games e Toys em Sorocaba.
Muita gente pode criticar a escolha do uso de Garbodor, já que na América do Norte nenhum deck que abordou Seismitoad/Pyroar conseguiu boas colocações com essa carta, mas decidi usar, já que é uma carta que me dá segurança.

Lista do Deck



Pokémon (15)

3x Seismitoad EX (FI 106)
2x Mewtwo EX (ND 98)
3x Litleo (FF 18)
2x Pyroar (FF 20)
2x Trubbish (LT 67)
2x Garbodor (PF 119)
1x Dedenne (FI 34)

Trainer/Supporter/Stadium (34)

4x Professor Juniper (PF 116)
3x N (NV 101)
2x Colress (PS 135)
2x Lysandre (FF 104)
1x Skyla (BC 149)
1x Blacksmith (FF 88)
4x Hypnotoxic Laser (PS 123)
4x Muscle Band (XY 121)
3x Ultra Ball (PF 122)
3x Float Stone (PF 99)
2x Virbank City Gym (PS 126)
2x Switch (BW 104)
1x Professor's Letter (XY 123)
1x Evosoda (XY 116)
1x Dowsing Machine (PS 128)

Energy (11)

7x Fire Energy (XY 133)
4x Double Colorless Energy (XY 130)

Foto


Estratégia


A estratégia do deck é a de focar principalmente no lock (atrapalhar seu oponente), Seismitoad EX com seu ataque Quaking Punch já causa 30 de dano base e impede seu adversário de usar Itens durante o próximo turno dele, Pyroar com sua habilidade (Intimidating Mane) não recebe danos de Pokémon básicos e Garbodor com sua Habilidade (Garbotoxin) ativa, impede qualquer outra habilidade no jogo (tanto suas quanto do seu oponente). Não é um deck que possui altos danos facilmente e por isso é necessário utilizar bastantes recursos para aumentar dano, como Muscle Band e Hypnotoxic Laser. O usuário precisa muitas vezes explorar a fraqueza do adversário, baralhos que possuem Landorus EX, Lucario EX, Virizion EX, Genesect EX e Yveltal EX podem sofrer muito devido à fraqueza que esse baralho pode explorar.



Problemas


Essa versão não é muito consistente e nem sempre você consegue realizar o que você precisa. O usuário precisa ter em mente o que fazer em cada jogo, pois o baralho nem sempre funciona igual, além de ter que inovar em muitas jogadas. É um deck que exige treino e acredito que cada jogador tenha um olhar diferente sobre o baralho, podendo ter outras alternativas de cartas que poderão funcionar melhor, o que causa muita dúvida do que por e do que tirar da lista.

Desenvolvimento para a escolha da lista


Confesso que eu tive problemas para ir atualizando a lista, no começo eu tinha mais fé em cartas que recolocavam cartas no baralho como Energy Retrieval e Sacred Ash, mas com testes percebi que não dava tempo e muitas vezes eu não conseguia acesso mais daquelas cartas da pilha do descarte facilmente. Resolvi tentar focar mais em Suportes que faziam eu trocar de mão e buscar algo no deck, do que ficar focando em Suportes que não são muito consistentes como Blacksmith que pode colocar energias do descarte nos Pyroar e Lysandre que é muito útil para conseguir nocautear um Pokémon do banco adversário. Em questão dos Pokémon, testei por um bom tempo Raichu para combater Yveltal e Reshiram contra decks de Virgen (Virizion/Genesect), mas percebi que no meta game atual os usuários dos decks Yveltal e Virgen já conseguem se virar contra Raichu e Reshiram, em nenhum jogo que utilizei Reshiram ele me foi realmente útil e então decidi desistir dele. Já o Raichu eu achava interessante, porém contra Yveltal, poucas vezes conseguia encher meu banco para o primeiro ataque do Raichu (Circle Circuit) conseguir causar o dano necessário e resolvi não utilizar ele e substituí-lo pelo Pyroar. 




Rodadas do Pré - Regional


1º  Rodada 

Lucas Freitas (Seismitoad/Mewtwo/Pyroar/Garbodor) x Gabriel Giordano (Donphan/Outrage) 

O primeiro jogo foi propenso para mim, consegui vencer e conhecer melhor o deck do meu adversário, que também joga comigo aqui na cidade de Campinas, onde eu moro. A partir do segundo jogo, tive dificuldades para aguentar a pressão que o deck do Gabriel estava causando e percebi que meu baralho estava travando e apresentando falhas que já havia percebido no primeiro jogo com ele, mesmo com a estratégia de atacar com Seismitoad EX e ter Garbodor montado no banco, não consegui ganhar a partida e ele empatou, fazendo uma boa partida. Aquela partida me deixou aterrorizado de certa forma, devido ao baralho que não estava conseguindo fazer o que eu precisava. A terceira partida foi razoável, mas não deu tempo de terminar, o juiz avisou que o tempo havia acabado e os três turnos que tínhamos para decidir não foram suficientes.

Resultado: 0/0/1

2º  Rodada

Lucas Freitas (Seismitoad/Mewtwo/Pyroar/Garbodor) x Vinicius (Yveltal/Seismitoad/Garbodor)

Fiquei meio surpreso por estar enfrentando o dono da loja do local onde eu estava jogando e eu havia acabado de sair de uma partida frustrado. Ele começou o primeiro jogo com um Mewtwo EX ativo e ligou uma energia de noturno, no meu turno eu possuía um Mewtwo EX no banco, um Hypnotoxic Laser, uma Double Colorless Energy, um Switch e uma Muscle Band, usei essas cartas e ganhei o jogo com o ataque do Mewtwo ex (X Ball), causando 170 de dano no primeiro turno, devido à fraqueza e ele perdeu, por que não possuía nenhum Pokémon no banco. O segundo jogo, tentei focar mais no Pyroar para deixá-lo ativo sem tomar dano, meu oponente tentou montar Garbodor mas eu tinha Lysandre na mão, usei e dei nocaute no Trubbish para evitar que ele estragasse minha estratégia, podendo retirar a habilidade do meu Pyroar, o jogo não foi nada bom para ele e no final eu acabei ganhando sem muitas dificuldades, o que me deixou confiante para continuar no campeonato.


Resultado: 1/0/1


3º Rodada


Lucas Freitas (Seismitoad/Mewtwo/Pyroar/Garbodor) x Thiago Salmaso (Yveltal/Seismitoad/Garbodor)

Mais um oponente de Campinas, cidade onde eu moro. A primeira partida não foi muito boa para mim, ele conseguiu montar o Garbodor e eu fiquei na desvantagem. Acabei perdendo também por que ele conseguiu realizar danos maiores. O segundo jogo consegui vencer, lembro dele ter cometido alguns erros que foram propensos para mim de certa forma, como utilizar N quando eu estava 'zicado' e então consegui fazer uma partida melhor e acabei ganhando. Havia pouco tempo restante e começamos a terceira partida, quando o juiz avisou que havia acabado o tempo, então percebemos que o jogo não iria acabar dentro dos três turnos restantes, mas se houvesse mais um turno a vitória provavelmente teria sido dele na situação final do jogo, onde ele possuía apenas dois prêmios.

Resultado: 1/0/2

4º Rodada

Lucas Freitas (Seismitoad/Mewtwo/Pyroar/Garbodor) x Chico Adriano (Virgen)

A partir daqui percebi que eu poderia ter chance de fazer Top 8 se ganhasse os próximos dois jogos e fiquei muito feliz quando descobri que meu oponente estava de Virgen, um deck que meu baralho possuí facilidade para vencer. O primeiro jogo ele abriu de Virizion EX e eu foquei nos meus Pyroar para não tomar dano dos básicos e explorar a fraqueza, ele conseguiu um ou dois prêmios, mas consegui nocautear os Virizion EX e Genesect EX dele sem muita dificuldade, o jogo estava propenso para mim e venci. A segunda partida ele estava na melhor, conseguiu nocautear um Litleo meu no início e eu fiquei sem consistência para conseguir pressioná-lo, ele conseguiu o Ace Spec G Booster que ignora a habilidade do Pyroar e o nocauteia, então decidi entregar o jogo já que não via chances para vencer aquela partida. No terceiro jogo, tive sorte e abri com cartas que realmente me eram úteis, montei meus Pyroar e fiquei atacando, conseguindo dois prêmios todo turno, meu oponente havia conseguido um G Booster e ligado ao Genesect EX, porém, consegui nocauteá-lo e ele ficou sem reação e com isso eu venci sem grandes problemas. Fiquei feliz, pois havia conseguido vencer a rodada em pouco tempo e tive tempo para comer e beber alguma coisa.

Resultado: 2/0/2

5º Rodada

Lucas Freitas (Seismitoad/Mewtwo/Pyroar/Garbodor) x Caio Nantes (Donphan/Outrage)

O Caio é mais um jogador que joga comigo em Campinas, ele estava 2/1/1 e eu tinha quase certeza que se ele ganhasse aquela partida ele não iria entrar no Top 8 e eu acreditava que a minha vitória me colocaria no Top 8, então eu estava com o pensamento que eu precisava ganhar aquela partida, não ficaria triste de perder para ele se ele fosse para o Top 8, mas ficaria triste se ele ganhasse ou empatássemos e ambos não fossem para o Top 8. A primeira partida não foi muito fácil para mim, o que me fez ganhar foi um N no momento que ele estava com apenas 1 prêmio e travou, a partir dali eu joguei focando no Garbodor, Mewtwo EX e Seismitoad EX e ganhei. No segundo jogo, ele estava na melhor, lembro de ter ficado dois turnos sem suporte. Ele acabou ganhando, nocauteando meus Pyroar, um Mewtwo EX e um Seismitoad EX. No terceiro jogo eu e ele sabíamos que alguém precisava ganhar e não poderíamos empatar, fazíamos turnos rápidos para não prejudicar ninguém e eu percebi que ele estava sem sorte e travado, então comecei a aproveitar da situação e a causar dano sem parar, além de prevenir que ele usasse itens com meu Seismitoad EX, lembro que ele não pegou mais de dois prêmios naquela partida e eu venci, não foi uma boa partida mas fiquei muito feliz e me senti aliviado.

Resultado: 3/0/2

Top 8

Os organizadores do evento e os juízes estavam organizando e publicaram a lista de colocações, conferi e vi que fiquei em 7º lugar. Após o intervalo para os juízes conferirem os decks dos jogadores que estavam no Top 8, eles chamaram os jogadores para ir jogar. Eu já sabia quem seria meu adversário, o 2º colocado do campeonato, que mais uma vez era um jogador de Campinas. O Fábio Lona (meu adversário do Top 8) não só é um grande amigo e companheiro de jogo, como também foi o campeão nacional de 2006 e obteve a melhor classificação entre os brasileiros na categoria Master do mundial de 2014. Eu estava confiante mas sabia que o jogo não seria fácil.

A partida

Lucas Freitas (Seismitoad/Mewtwo/Pyroar/Garbodor) x Fábio Lona (Yveltal/Darkrai/Charizard)

A primeira partida entre mim e o Fábio Lona foi tensa para mim. Ele não errava nenhuma moeda, obtendo cara em todas para o Hypnotoxic Laser e para acordar da condição especial adormecido. Eu errei várias moedas, o que fez meus Pyroar não conseguirem atacar e tomarem muito dano devido a condição especial envenenado. Ele utilizou um deck sem Garbodor então não conseguia causar dano direto aos meus Pyroar, mas minha versão só utiliza 2 Pyroar e não é muito fácil montá-los. Eu sabia que precisava de sorte para vencer a primeira partida, mas chegou um momento onde meus Pyroars tinham sido nocauteados devido ao envenenamento e eu tinha um Seismitoad EX no banco. Com poucos recursos e sem o suporte Professor Juniper, eu já estava sem esperanças, quando então ele finalizou o jogo nocauteando meu Seismitoad EX do banco com um Yveltal EX cheio de energia, com o uso da carta Lysandre. A segunda partida foi bem similar, ele acertava todas as moedas e eu fiquei sem sorte. Ele conseguiu nocautear um Litleo do meu banco energizado com o uso da carta Lysandre e foi difícil conseguir buscar outros Litleos para poder finalmente conseguir o Pyroar que era minha estratégia para vencer a partida. No final, não consegui fazer pressão contra ele e o envenenamento novamente me fez perder meus Pyroar, onde ele finalizou a partida sem grandes dificuldades com um Yveltal EX cheio de energia causando 180 de dano com o ataque (Evil Ball). Fiquei frustrado e reconheci os limites do meu deck, mas fiquei feliz que minha derrota foi para o Fábio Lona, afinal de contas eu também estava torcendo por ele naquele campeonato.


Final

Terminei o campeonato em 7º lugar e acredito que dei o meu melhor, não sei se irei utilizar esse deck novamente em campeonatos grandes, mas sei que tive um bom desempenho com o baralho e tenho grande afeto pelo Pyroar.


Colocações finais do Top 8

1º - Fábio Lona (Yveltal/Darkrai/Charizard)
2º - Adriano Primicida (Yveltal/Seismitoad/Garbodor)
3º - Lucas Stinguel (Yveltal/Seismitoad/Garbodor)
4º - Ian Fukuda (Yveltal/Seismitoad/Garbodor)
5º - Gustavo Wada (Virgen/Dragonite)
6º - DGA (Plasmalugia)
7º - Lucas Freitas (Seismitoad/Mewtwo/Pyroar/Garbodor)
8º - Nathália Fernandes (Seismitoad/Mewtwo/Pyroar)

Foto do top

 

Espero que tenham gostado de mais um Report aqui no Pokétudo TCG! Usem os comentários caso tenham dúvidas ou dicas.

Até a próxima!

Comente com o Facebook:

4 Comentários :

Unknown disse...

Mt da hora seu report, mano! Parabéns pelo resultado ;)

Anônimo disse...

por favor pode ver se minha deck list esta boa

Pokemons

2xMiltank
2xYveltal
1xVanillite
1xVanillish
1xVanilluxe/equipe plasma

Itens

1xUtra bola
1xMax revive
2xGatilho reverso
1xFaixa musculosa
2xCarta do professor
2xRecuperacao de ernegia
1xBracelete de prata

Suporter

2xTierno
1xProfessora Juniper
1xFa clube pokemon
1xDama do centro pokemon

Ernegias

13X ernegia sombria

me falem se minha decklist esta boa obs decklist nao pronta faltando muitas cartas

Lucas Freitas disse...

Obrigado Vitor. Felipe rum, utilize a página de pedidos na próxima ok? Seu Deck esta legal, mas pouco competitivo, falta mais foco e mais quantidade de pokemon para serem estágios 2. Isso tende a travar e não obter bons resultados. Recomendo ir testando, evoluindo seu baralho e pesquisando baralhos de noturnos para aperfeiçoar seu Deck, um estágio 2 muito bom para se jogar nesses baralho e o dusknoir da Boundaries Crossed e tem gente que utiliza o hydreigon da legendários treasures.

Anônimo disse...

obrigado

Postar um comentário

Sorteios!

Sorteios!
Clique na imagem e participe, é necessário ter uma conta no facebook para participar, leia o regulamento e boa sorte!

(MENU CONTAINER)

MENU CONTAINER: POKÉTUDO TCG

(REPORTS)

(REPORTS)
Clique na Imagem para conferir!

(APRENDENDO COM N)

(APRENDENDO COM N)
Clique na Imagem para conferir!

CHAT



FAVOR NÃO XINGAR OU OFENDER OS INTEGRANTES DO CHAT! OBRIGADO!
 

Pokétudo TCG - AJUDANDO VOCÊ NO JOGO! Direitos autorais © 2012-2016 | Hospedado pelo Blogger