Conheça o mais completo curso sobre esportes do mercado!

Confira o Correio do Treinador!

Decks para o formato XY - AO (STANDARD) - Parte 1

Aqui vamos abordar mais uma postagem comentando alguns decks, cartas e listas de decks do formato atual Standard no Brasil! Após a entrada da coleção XY - Ancient Origins parece que os decks ficaram mais consistentes e chatos de se enfrentar!


Para conferirem as cartas dessa coleção cliquem nesse link do site oficial da Pokémon Company.

Acreditamos que a carta mais relevante da última coleção trazida pela Copag aqui no Brasil, XY - Ancient Origins seja Hoopa EX que devido a sua habilidade, trouxe mais consistência para muitos Decks.


Sua habilidade (Scoundred Ring) busca 3 Pokémon EX do deck do usuário (exceto por Hoopa EX) e os coloca na mão caso Hoopa EX tenha sido lançado diretamente da mão. É algo muito consistente e agiliza bem, muito útil para decks que abordam Mega Rayquaza EX incolor, Mega Manectric EX e até para o novo Giratina EX.

Os cities estão chegando e com certeza os decks abordados aqui são ótimas apostas para se utilizar!

Após a seção de regionais já jogados aqui no Brasil podemos observar alguns dos decks mais bens sucedidos do momento: 

Yveltal/Rerigock 


Esse deck criado pelo jogador Gabriel Pino Semedo tem ficado cada vez mais popular, Gabriel conseguiu ótimos resultados com ele e de fato o baralho entrou para o Tier 1 do metagame. Abaixo iremos mostrar uma possível lista do deck e a estratégia.

Pokémon (13)

4x Yveltal (XY)
3x Yveltal EX (XY)
2x Shaymin EX (XY Roaring Skies)
2x Regirock (XY Ancient Origins)
1x Lugia EX (XY Ancient Origins)
1x Druddigon (XY Flash Fire)

Trainer/Supporter/Stadium (34)

4x Professor Sycamore
3x Professor Birch's Observations
2x Lysandre
1x AZ
4x Ultra Ball
4x VS Seeker
3x Switch
3x Muscle Band
2x Battle Compressor
2x Revive
2x Faded Town
1x Enhanced Hammer
1x Professor's Letter
1x Scape Rope
1x Silent Lab

Energy (13)

6x Darkness Energy
4x Double Colorless Energy
3x Fighting Energy


A estratégia é bem fácil, a ideia é ter Yveltal como Pokémon ativo no começo do jogo para utilizar o ataque (Oblivion Wing) causando 30 de dano base e colocando uma energia noturna do descarte à um Pokémon do banco, temos como atacante principal Yveltal EX, mas Regirock, Lugia EX e Druddigon também são bons atacantes e para determinadas situações como para evitar fraquezas ou explorá-las são melhores de serem utilizados, o baralho é bem consistente e competitivo.

Night March


O deck da Marcha Noturna continua vivo no formato e com muita força e consistência! O jogador Augusto Lespier inovou com a carta Milotic e está comum ver este deck entre as primeiras mesas dos campeonatos. Abaixo iremos abordar uma possível lista e a estratégia.

Pokémon (19)

4x Joltik (PHF 26)
4x Lampent (PHF 42)
4x Pumpkaboo (PHF 44)
3x Shaymin EX (ROS 106)
2x Feebas (FLF 22)
2x Milotic (PRC 44)

Trainer/Supporter/Stadium (34)

4x Professor Sycamore
2x Lysandre
1x Professor Birch's Observations
1x Hex Maniac
1x Teammates
4x VS Seeker
4x Battle Compressor
4x Ultra Ball
4x Dimension Valley
3x Muscle Band
2x Acro Bike
2x Trainer's Mail
1x Switch
1x Escape Rope

Energy (7)

4x Double Colorless Energy
3x Lightning Energy


A estratégia desse baralho já é bastante conhecida, esse deck é popular por ser agressivo com Pokémon básicos com pouco HP, onde é necessário descartar Pokémon com o ataque (Night March) para ir ampliando o dano do ataque (Night March). O principal atacante do deck é Joltik, mas o deck ainda proporciona Pumpkaboo que com o estádio Dimension Valley poderá atacar com apenas uma Double Colorless Energy ligada a ele. Os decks de Night March costumam ser bem consistentes e fáceis de se usar o problema é que esses Pokémon possuem muito pouco HP e podem ser alvos fáceis de habilidades, além de possíveis ataques ao banco feitos pelo adversário. Como o deck foca muito nas Double Colorless Energy, baixar um Feebas e evoluí-lo para Milotic poderá ser extremamente necessário, pois com a habilidade (Sparkling Ripples) de Milotic, você poderá voltar para a mão uma carta de seu descarte quando evoluir.


Vespiquen/Bats


O deck de Vespiquen mostrou poder, principalmente nas mãos de Joaquim Postal que conquistou bons resultados nessa temporada com o baralho. Com certeza esse deck possui capacidade e merece reconhecimento nesse formato.
Abaixo iremos abordar uma possível lista e a estratégia.


Pokémon (29)

4x Yveltal (XY 78)
4x Combee (AOS 9)
4x Vespiquen (AOS 10)
2x Shaymin EX (ROS 106)
4x Zubat (PHF 31)
4x Golbat (PHF 32)
3x Crobat (PHF 33)
4x Unown (AOS 30)

Trainer/Supporter/Stadium (23)

4x Professor Sycamore
2x Lysandre
1x AZ
1x Teammates
4x Ultra Ball
4x Battle Compressor
4x VS Seeker
1x Sacred Ash
1x Level Ball
1x Muscle Band

Energy (8)

4x Double Colorless Energy
4x Darkness Energy


A estratégia é bem similar com a do deck Night March, é necessário descartar Pokémon para ampliar o dano do ataque (Bee Revenge) de Vespiquen, é um deck poderoso. Como Pokémon inicial Yveltal faz um ótimo papel, consegue causar 30 de dano base e ligar uma energia noturna do descarte a um Pokémon do banco com seu primeiro ataque, Vespiquen é o atacante principal e é ao redor dele que o baralho deve funcionar, é preciso montar o campo com Combee o quanto antes.

Manectric/Bats


Uma grande surpresa para alguns é que um deck de Manectric EX. sem utilizar o Mega Manectric EX é uma ótima opção de baralho, o deck ficou popular após o jogador Fabio Lona ter ganhado o Regional de Goiânia com ele.
 Abaixo iremos abordar uma possível lista e a estratégia.

Pokémon (18)

3x Manectric EX (PHF 113)
4x Zubat (PHF 31)
4x Golbat (PHF 32)
3x Crobat (PHF 33)
2x Shaymin EX (ROS 77)
2x Wobbuffet (PHF 36)

Trainer/Supporter/Stadium (32)

4x Professor Sycamore
4x Professor's Birch Observations
1x Lysandre
1x AZ
1x Pokemom Fan Club
3x VS Seeker
3x Muscle Band
3x Super Scoop Up
2x Switch
3x Ultra Ball
2x Head Ringer
2x Dimension Valley
2x Level Ball
1x Sacred Ash

Energy (10)

5x Lightning Energy
3x Psychic Energy
2x Flash Energy


Esse baralho possuí uma estratégia bem padrão, ir energizando normalmente, analisando o baralho adversário e conseguir montar os morcegos (Zubat, Golbat e Crobat) o quanto antes, sabendo onde colocar o dano. O principal atacante é Manectric EX que pode ampliar seus danos com Muscle Band e possíveis ferramentas que possam estar ligadas ao Pokémon adversário ativo (head ringer é muito útil na estratégia desse deck) que aumenta mais 60 de dano para o ataque (Assault Laser) de Manectric EX. Ainda é possível atacar com Wobbuffet e Crobat com o uso do estádio Dimension Valley. É um deck que pode causar muito dano de uma vez e dar dor de cabeça para o adversário.


Essa foi a primeira parte de decks para o formato XY-AO, fiquem ligados para mais e até a próxima!

Comente com o Facebook:

7 Comentários :

Unknown disse...

Excelentes deck lists. Parabéns ! Continuem assim.

Lucas Freitas disse...

Obrigado Vitor Regattieri, ficamos felizes que tenha gostado!

Unknown disse...

Ta praticamente impossivel conseguir Shaymin EX no TCGO..

Observer disse...

Chega a ser chato este uso exagerado do Shaymin. Para quem não tem chega a ser frustrante ver os caras rodando 3/4 Shaymin em cada deck. Muitas vezes estou enfrentando jogadores que no primeiro turno já beiram a ficar com apenas 10 cartas no baralho tudo graças ao Shaymin. Um deck de Vespiquen me derrotou no primeiro turno o cara rodou o deck até ficar com 11 cartas, logo depois montou um Vileplume para bloquear meus itens e por fim deu um golpe de misericórdia usando um Judge e me deixando com apenas 4 cartas na mão e todas elas eram itens, ou seja, uma mão morta, sem nenhum pokémon, sem energia e sem suporte. Como competir contra isso? Para mim deveriam limitar o Shaymin para um ou dois no máximo por deck e ainda assim que fosse possível jogar apenas um por turno.

Lucas Freitas disse...

Unknown é assim mesmo, é uma carta muito procurada e super valorizada, será necessário uma oferta muito boa para se conseguir ela.

Lucas Freitas disse...

Gerhardtjean eu entendo seu ponto de vista, eu mesmo compartilho disso, no nacional de 2015 eu joguei sem Shaymin EX e mesmo assim consegui a 18 colocação com mais de 200 jogadores no campeonato. É certo que shaymin ex trás muita consistência, mas ele é um alvo fácil por ter 110 de HP, você poe conseguir explorá-lo com Lysandre e Pokémon Catcher e não se esqueça que o estádio Silent Lab e o Wobbuffet cancelam a habilidace de Shaymin EX. Há decks que se dão bem sem Shaymin EX, como Wobbuffet/Bats e Primal Groudon. Há muito daquele pensamento de, se não podemos vencê-lo, juntemo-nos a eles, ou seja, adquira Shaymin EX também, ou parta para decks que não os utilizam.

Unknown disse...

caras eu queria ser bom que nem vcs sou iniciante e comprei um deck de inicio fiz uma escolha errada mas agr to correndo atras pra montar um deck e tbm vou ter um deck plasma storm.

Postar um comentário

Sorteios!

Sorteios!
Clique na imagem e participe, é necessário ter uma conta no facebook para participar, leia o regulamento e boa sorte!

(MENU CONTAINER)

MENU CONTAINER: POKÉTUDO TCG

(REPORTS)

(REPORTS)
Clique na Imagem para conferir!

(APRENDENDO COM N)

(APRENDENDO COM N)
Clique na Imagem para conferir!

CHAT



FAVOR NÃO XINGAR OU OFENDER OS INTEGRANTES DO CHAT! OBRIGADO!
 

Pokétudo TCG - AJUDANDO VOCÊ NO JOGO! Direitos autorais © 2012-2016 | Hospedado pelo Blogger