Conheça o mais completo curso sobre esportes do mercado!

Confira o Correio do Treinador!

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA PODER JOGAR E COLECIONAR POKÉMON TCG!




O que é Pokémon TCG



Pokémon TCG significa Pokémon Trading Card Game (Pokémon Estampas Ilustradas), é um jogo de cartas de Pokémon. As cartas são colecionáveis e separadas em diversas coleções.
Por todo o mundo existem cartas de Pokémon por isso há cartas em línguas diferentes. O Japão é o país onde o desenho, jogos de videogames e o TCG foram criados e como de costume é lá onde as cartas são feitas primeiramente. Na parte ocidental do planeta o país que possui maior influência no jogo é o Estados Unidos (EUA), por isso em quase todos os países é possível encontrar cartas em inglês e na grande maioria deles cartas nessa língua são permitidas em campeonatos oficiais.


Logo do jogo:


Parte de trás das cartas:


A história do início do Pokémon TCG

Em 1996, no Japão, o jogo de cartas surgiu baseado na série de videogame Pokémon e foi publicado em outubro pela Media Factory, as primeiras cartas foram ilustradas por Ken Sugimori, Mitsuhiro Arita e Keiji Kinebuchi. Na América do Norte o jogo só surgiu em 1999 sendo trazido pela Wizards of the Coast e depois disso começou a se espalhar pelo mundo. Em 2003, houve uma transferência da licença do jogo de cartas para a The Pokémon Company da Nintendo que até hoje produz as cartas e é a responsável pelo jogo. O presidente e produtor da Pokémon Company, Tsunekazu Ishihara, gerencia não só o jogo de cartas como também o anime e os jogos Pokémon.


Foto do Tsunekazu Ishihara:


Parte de trás original das cartas japonesas:


Regras e como jogar



É importante citar nesse artigo que a Copag, distribuidora oficial de Pokémon TCG no Brasil disponibiliza o manual de regras em português em seu site oficial.
As regras podem ser modificadas a cada nova temporada. Isso funciona geralmente com um aviso da Pokémon Company e com um documento com as regras adicionadas ou modificadas que é colocado na internet e espalhado pelos juízes. Por isso, será colocado como jogar a partir das regras atuais do jogo, que valem não só para o jogo modificado (formatos que limitam o uso de certas coleções de cartas no jogo para tornar o cenário mais competitivo e justo) e o jogo ilimitado (onde se pode usar todos os tipos de coleções de cartas do jogo).


Como jogar Pokémon TCG



Primeiramente é necessário explicar e mostrar as diferentes cartas de Pokémon TCG.


Cartas de Pokémon

Básicos


Essa é uma carta de Pokémon Básico. Observe o 'Basic' na parte superior esquerda da carta. Este tipo de carta pode entrar em campo sem precisar evoluir.


Estágios 1


Essa é uma carta de Pokémon Estágio 1, é importante reparar no 'Stage 1' escrito na parte superior esquerda. Este tipo de carta só pode entrar em campo evoluindo do básico que vai estar mencionado na carta (observe o desenho abaixo de Stage 1) e para isso é necessário esperar um turno para poder evoluir.


Estágios 2


Essa é uma carta de Pokémon Estágio 2, é importante reparar no 'Stage 2' escrito na parte superior esquerda da carta. Este tipo de carta só pode entrar em jogo evoluindo do Pokémon Estágio 1 que vai ser indicado com uma imagem na parte superior esquerda, por tanto deverá fazer pelo menos um turno que o Stage 1 está em campo para poder evoluir. É possível evoluir do Pokémon Básico direto para o estágio 2, mas isso só pode acontecer caso você possua alguma carta no jogo que permite que isso seja feito, caso contrário não.


Pokémon-EX


Essa é uma carta de Pokémon EX, para se saber se um Pokémon é EX você deve olhar para o nome da carta. Nem sempre os EX serão cartas básicas e a regra deles é que quando eles são nocauteados, o seu oponente irá receber duas Cartas Prêmios (algo que será explicado mais tarde) em vez de uma.


Cartas de Treinador


Item


Essa é uma carta Item, repare no 'Item' escrito na parte superior direita. As cartas de Item podem ser utilizadas a qualquer momento do jogo e possuem efeitos variados.


Suporte


Essa é uma carta Apoiador, reapre no 'Supporter' escrito na parte superior direita. As cartas de Apoiador só podem ser utilizadas uma vez por turno e geralmente possuem efeitos para você trocar de mão ou para comprar cartas.


Estádios


Essa é uma carta de Estádio, repare no 'Stadium' escrito na parte superior direita. As cartas de estádio podem entrar em campo a qualquer momento e ficarão no centro viradas aplicando o efeito contido na carta para os dois jogadores. Só é possível possuir um estádio no campo que valerá para os dois jogadores, por tanto quando um novo estádio que um adversário colocar em campo não tiver o mesmo nome que o seu ele entrará em campo substituindo o antigo, que irá ser levado para o descarte.


Ferramentas Pokémon


Essa é uma carta Ferramenta Pokémon, repare no 'Pokémon Tool' escrito abaixo do desenho da carta. As cartas de Ferramenta Pokémon, se ligam em um Pokémon e aplicam o efeito contido na carta. Só se pode ligar uma Ferramenta Pokémon em cada Pokémon.


Cartas de Energia


Energia Básica




Essas são cartas de Energia Básica. Elas existem em 9 diferentes tipos: Grama, Fogo, Água, Raio, Psíquica, Lutador, Noturna, Metal e Fada. Elas só podem ser ligadas uma vez por turno ao seu campo e são necessárias para seus Pokémon poderem atacar.


Energia Especial


Essa é uma carta de Energia Especial, as Energias Especiais existem nas diversas variações e efeitos, assim como as básicas elas só podem ser ligadas uma vez por turno e valem como uma energia, por tanto você não pode ligar uma energia especial e uma energia básica no mesmo turno.


Na Prática


Início


Esse é um jogo entre duas pessoas. Cada jogador deve possuir um deck (baralho) com exatamente 60 cartas, incluindo cartas de Pokémon, Treinador e Energias.
O jogo pode ser realizado em locais onde as cartas possam ficar bem expostas e não corram o risco de virar.


Cada jogador deve embaralhar o deck do seu adversário e se desejarem podem dar um corte seco no deck antes de comprar suas cartas. Feito isso, cada um deve comprar 7 cartas e verificar se há Pokémon básicos na mão. Caso não houver, o jogador deve mostrar sua mão ao oponente, reembaralhar as cartas ao deck e repetir o processo. Após ambos os jogadores terem Pokémon Básicos, escolha qual será seu Pokémon Ativo e coloque até 5 outros Pokémon Básicos em seu banco opcionalmete virados para baixo (para ocultar), você pode ter até 6 diferentes Pokémon na mesa, sendo um ativo e cinco no banco. É necessário deixar claro que não se pode colocar Pokémon estágios 1 ou 2, nem Megas direto no campo, essas cartas servem para evoluir dos básicos e é necessário esperar um turno após o turno em que seu Pokémon Básico entrou no jogo para poder evoluir.


Após os jogadores estarem com seus Pokémon Básicos no campo virados, coloque seis cartas viradas para baixo aparecendo ao seu lado esquerdo, essas serão suas cartas prêmio que serão melhor explicadas mais abaixo.


Agora que ambos os jogadores já possuem seus Pokémon Ativos e suas cartas prêmios, um deles deve pegar um dado transparente ou uma moeda e perguntar ao oponente se ele quer cara ou coroa (caso seja uma moeda) ou par ou ímpar (caso seja um dado) e com o resultado irá ser definido quem poderá escolher começar ou não. No primeiro turno ambos os jogadores viram seus Pokémon ativos e os do banco, e o jogador que começou não poderá atacar em seu primeiro turno.


O campo de cada jogador deverá ser parecido com esse:


Na imagem acima é possível perceber como funciona o campo de cada jogador, a esquerda estão as Cartas Prêmio que serão coletadas após nocautear um Pokémon adversário, os Pokémon ativos e os do banco ficam no centro, e no lado direito o deck e a pilha de descarte, onde tudo que você já utilizou e não deve mais estar no campo deve ser colocado.


As três partes dos turnos


Cada turno dos jogadores possui três partes principais: comprar uma carta do Deck no início do turno, executar ações que envolvem ligar energias, usar Itens, Apoiadores, Habilidades, evoluir Pokémon e, por fim, atacar.


É obrigatório comprar uma carta do Deck no ínicio de cada turno e após isso você poderá ligar sua energia do turno, evoluir Pokémon ou colocar no banco Pokémon básicos, usar cartas de Treinador, Habilidades e recuar seu Pokémon ativo, o que só pode ser feito uma vez por turno de acordo com o custo para recuar que ele possuir, essas ações poderão ser realizadas em qualquer ordem. Por fim, você poderá atacar se possuir as energias necessárias no seu Pokémon ativo, mas atenção; após declarar o ataque seu turno acabará, portanto atacar é a última coisa para se fazer durante o seu turno.


Condições Especiais


O jogo possui cinco diferentes condições especiais, que podem ser colocadas nos Pokémon a partir de Treinadores, Habilidades e Ataques. As Condições Especiais são: Adormecido (Asleep), Paralisado (Paralyzed), Confuso (Confused), Queimado (Burned) e Envenenado (Poisoned).


Confira abaixo como suas cartas deverão ficar quando estiverem com condições especiais:


Adormecido


Quando seu Pokémon está Adormecido, vire-o para o lado esquerdo, entre os turnos (final e início de cada jogador) gire uma moeda, se sair cara seu Pokémon irá acordar. Caso seu Pokémon não tenha acordado você não poderá atacar nem recuar com ele.


Paralisado


Quando seu Pokémon está Paralisado, vire-o para o lado direito. A Condição Especial Paralisado só irá encerrar no final do turno do jogador que possuir o Pokémon Paralisado. Caso seu Pokémon esteja Paralisado, ele não poderá atacar nem recuar.


Confuso


Quando seu Pokémon está Confuso, vire-o de cabeça para baixo. A Condição Especial Confuso funciona da seguinte forma, quando você for tentar atacar com seu Pokémon Confuso você irá girar a moeda, caso saia cara você poderá realizar o ataque normalmente, mas se der coroa o ataque não terá efeito e seu Pokémon receberá 30 de dano. Seu Pokémon pode recuar normalmente caso esteja Confuso.


Queimado


Quando seu Pokémon está Queimado coloque sobre ele um marcador vermelho que geralmente acompanha tiras de band-aid. Entre os turnos (final e início de cada jogador) gire uma moeda, caso saia coroa seu Pokémon receberá 20 de dano.


Envenenado


Quando seu Pokémon está Envenenado coloque sobre ele um marcador verde que geralmente acompanha uma caveira. Entre os turnos (final e início de cada jogador) o Pokémon que estiver envenenado receberá 10 de dano.


Confira abaixo os marcadores de Queimado e Envenenado que são incluídos em Decks temáticos e demais embalagens de Pokémon TCG:


Existem três maneiras de remover Condições Especiais: recuar, substituir seu Pokémon ativo e evoluir. Após realizar um desses métodos seu Pokémon deixará de possuir todas as Condições Especiais que estiverem nele.


Como vencer


Para vencer o jogo há três possibilidades: conseguir todas suas cartas prêmio, acabar com os Pokémon do campo do oponente (tanto os ativos, como os do banco) e acabando as cartas do deck de um jogador.


Recolhendo todas cartas prêmios


O primeiro jogador que recolher as seis cartas prêmio ganha o jogo. Você pode recolher uma carta prêmio ao nocautear Pokémon adversários, sempre que você nocauteia um Pokémon você pega uma e caso ele seja um Pokémon EX você irá pegar duas cartas prêmio ao invés de uma.


Acabando com os Pokémon do campo do oponente


Quando um jogador não possuir mais Pokémon no campo ele(a) irá perder o jogo. Por isso é importante ter formas para buscar Pokémon em seu deck.


Acabando as cartas do deck


No início do turno de um jogador, quando ele(a) for comprar uma carta do deck e não possuir mais nenhuma, ele perderá o jogo.

Links abaixo para te ajudar:


O que é OP?


OP é a abreviatura de Organized Play ou Jogo Organizado.
A encarregada do OP mundialmente é a Pokémon USA e atualmente no Brasil  é à empresa especializada em baralhos Copag.





Como funciona o OP?
O OP seria uma série de torneios onde cada jogador participa,  pode competir com gente da sua própria idade, o qual torna o jogo interesante para todos os públicos.
É dividido por categorias: Master, Sênior e Júnior. Dessa forma, os jogadores mais novos não precisam jogar contra os mais experientes. Isso facilita o aprendizado e a evolução de cada jogador ao longo do tempo. Também existe um RANKING mundial e regional, onde cada jogador vai ganhando pontos e disputando prêmios ao longo da sua jornada Pokémon.




Tipos de Torneios
Existem 5 classes diferentes de torneios no Brasil e ao total são realizados 7 séries de torneios durante cada temporada.
Para se conseguir à vaga para o nacional, você precisa ter 10 PP (Play! Points), que são obtidos após você ter jogado os Torneios listados abaixo.
Para ver seu histórico e desempenho na temporada do jogo, basta registrar e acompanhar seu Pop ID no site www.pokemon.com, para poder ficar ligado nos campeonatos que você jogou e confirmar quantos PP você possui!


Os torneios são:



Battle Road - Autumn










Data: Agosto - Outubro

PP-(Play! Points) = 1






Regional Championships




Data = Novembro - Dezembro


PP-(Play! Points) = 3



City Championships



Data = Dezembro - Fevereiro

PP-(Play! Points) = 2




Regional Championships



Data =Março - Abril

PP-(Play! Points) = 3







Battle Road - Autumn




 




 Data = Abril - Maio


PP-(Play! Points) = 1




Nacional Championship ( O Torneio Mais Importante do País )










Data = Maio - Junho


PP-(Play! Points) = 10



 World Championship ( O Torneio Mais Importante do Mundo )


 







Data = Agosto

 É o torneio mais importante do ano onde todos os jogadores bem sucedidos da temporada de diversos países se reúnem para  ter um lugar no pódio de campeão. É uma ótima oportunidade para fazer amizades com jogadores de outros países, sem contar que a premiação é a melhor possível. Fora os diferentes brindes que são entregues a cada ano. Sempre tem o schoolarship, um dinheiro que a Pokémon USA oferece só para ser usado como pagamento dos estudos dos jogadores e sempre o TOP 4 de cada categoria recebe convite e viagem paga com estadia no Hotel Hilton para o próximo mundial. Porém também existe o LCQ (Last Chance Qualifier) que é à última chance para entrar no mundial. É um campeonato que ocorre no país que ocorrerá o Mundial cujo os melhores colocados nesse campeonato conseguem vagas para o Mundial conforme o número de vagas que restam para esses jogadores.




Como começar?

O mais indicado, uma vez que você tem um deck pronto, é participar das Ligas que tenha na sua cidade. Lá você pode jogar sem a pressão do tempo e outros fatores que não ajudariam no seu aprendizado como jogador de Pokémon TCG. Na Liga você também irá receber o seu POP ID. Ele é teu número de cadastro dentro da base de dados do Pokémon TCG.Você precisará dele para poder jogar outros torneios oficiais além de ter seu número de registro no jogo.





Espírito do Jogo
O espírito do jogo é composto pelos seguintes princípios:

IMPARCIALIDADE: Os Jogos deixam de ser divertidos quando os jogadores quebram as regras para conseguir uma vitória. Um jogador deve preferir perder um jogo do que ganhar trapaceando.

HONESTIDADE: Os jogadores de qualquer jogo devem se esforçar para agir honestamente ao jogar esse jogo. Se um jogador acidentalmente quebra uma regra durante o jogo e se torna consciente do erro antes de seu oponente ou um juiz, é o próprio jogador que deve fazer o adversário e o juiz ficarem conscientes do erro cometido.

RESPEITO: Os jogadores, espectadores e pessoal devem ser tratados com o mesmo respeito que os jogadores esperam por si. Distrair um oponente ou um juiz para ganhar vantagem mostra o desrespeito a todos os envolvidos em um evento de Pokémon TCG.

ESPÍRITO ESPORTIVO: Ganhar ou perder com graça é vital para disfrutar do jogo. O desejo de continuar a jogar um jogo pode ser azedado pelos jogadores que repreender os seus adversários depois de ganhar ou perder uma partida.

APRENDIZAGEM: Os jogadores devem se esforçar para ajudar uns aos outros para aumentar suas habilidades no Pokémon TCG. Discutir estratégias, oferecendo dicas de baralho, ou criticar construtivamente decisões logo depois do jogo ter acabado auxilia os participantes a se tornarem jogadores melhores.



Em cada Temporada do jogo (que é modificada e exclui coleções ultrapassadas e inclui coleções novas) as regras do jogo podem ser alteradas, isso é, algumas regras permanessem mas outras mudam.

ONDE POSSO COMPRAR CARTAS?

Você poderá comprar Boosters (Pacotes de cartas), Caixas de boosters, Baralhos prontos, cartas avulsas, Latas de Cartas Promos e outros produtos em lojas que possuam material do jogo, de jogadores ou por sites na internet.
Você poderá achar lojas próximas de você que possuem produtos de Pokémon TCG nessa página do site da Copag.

O mais importante é você ter uma turma que joga, conhecer jogadores, ter um local para jogar e sempre procurar fazer trocas para poder conseguir novidades para sua coleção, assim facilitará seu aprendizado no jogo e o mais importante, fará você entender e aprender mais sobre o jogo e as cartas!

Sorteios!

Sorteios!
Clique na imagem e participe, é necessário ter uma conta no facebook para participar, leia o regulamento e boa sorte!

(MENU CONTAINER)

MENU CONTAINER: POKÉTUDO TCG

(REPORTS)

(REPORTS)
Clique na Imagem para conferir!

(APRENDENDO COM N)

(APRENDENDO COM N)
Clique na Imagem para conferir!

CHAT



FAVOR NÃO XINGAR OU OFENDER OS INTEGRANTES DO CHAT! OBRIGADO!
 

Pokétudo TCG - AJUDANDO VOCÊ NO JOGO! Direitos autorais © 2012-2016 | Hospedado pelo Blogger