Conheça o mais completo curso sobre esportes do mercado!

Confira o Correio do Treinador!

(REPORT) Por : Fábio Lona (1º LUGAR NO CITY DE CAMPINAS!)




Olá pessoal! Meu nome é Fábio, mais conhecido como “Lona” entre o pessoal do Pokémon TCG! 
Jogo Pokémon desde 2001, sendo que em 2006 eu comecei a competir em torneios oficiais no formato modificado, conquistando o campeonato nacional no mesmo ano. 
Apesar de sempre jogar regularmente, depois de 2006, eu sempre sofri com a falta de uma liga Pokémon na minha Cidade, pois eu sempre fiquei limitado aos treinos com meu irmão, que nunca gostou de treinar comigo! Entre 2009 e 2011, isso começou a me afetar mais, eu sempre fazia jogadas erradas nos torneios mais importantes e não tinha confiança para jogar, já que eu nunca treinava!
Tudo mudou em 2012, com o surgimento do site www.playtcg.com! Fui capaz de treinar com jogadores a quilômetros de distância e ganhar confiança para trocar ideias e estratégias. Além disso, a maior disponibilidade de vídeos de jogos me ajudou muito também. Somando a isso a empolgação trazida pela nova geração de Pokémon fez eu começar a investir no jogo novamente, dando as caras após um hiato de 6 meses, em fevereiro de 2012, ganhando o City de São Caetano!
Minha temporada 2011-2012 teve seus altos e baixos, mas o melhor mesmo foi conhecer jogadores novos em Campinas, interessados em participar do (Organized Play), além do surgimento de uma loja de TCG nova  na cidade! A Nerds World!
Com o novo local de jogo, novas amizades e companheiros de treino como Lucas Freitas, Bruno Diniz e Eduardo Camargo entre muitos outros, tive a oportunidade de testar todos os decks possíveis para a temporada 2012-2013. Para os Cities, eu estava empolgadíssimo para usar variantes de Darkrai EX, mas fiquei extremamente inibido pois não tinha muita noção do metagame que eu encontraria. Por fim, de última hora eu decidi usar Blastoise/Keldeo EX no City de São Caetano, pois para mim era o deck com as 'matchups' mais sólidas, sem nenhuma desvantagem muito grande para qualquer deck. O problema era mesmo a inconsistência que os Pokémon estágios 2 naturalmente possuem, algo que eu tentei corrigir com o uso de Super Scoop Up no deck, uma carta que me permitiria virar jogos totalmente perdidos!
Acabei ficando em segundo lugar nesse torneio, perdendo para Hydreigon na final. Fiquei feliz e desanimado ao mesmo tempo, mudei uma carta da minha Decklist para a semana seguinte e usei Blastoise/Keldeo EX no City do dia 10/02 novamente, que  ocorreu em Campinas, minha cidade natal!


Vamos ao torneio!

O torneio contou com 25 pessoas na categoria Master, 5 rodadas e Top 4! Cerca de metade dos jogadores presentes era de fora da cidade. 





1º Rodada – Fernanda P. ( Zekrom/Zekrom EX/ Regigigas EX/ Eels )

Nesse jogo eu comecei bem lento, com um ou dois squirtles e talvez um Mewtwo ex, enquanto ela já abriu com Zekrom ativo, Zekrom EX e Regigigas EX no banco. Ela colocou um tynamo no banco e começou a energizar o Zekrom ativo enquanto eu tentava montar um Blastoise, que veio no segundo ou terceiro turno. Ela comprou o primeiro prêmio com (Bolt Strike) nocauteando meu squirtle, e eu fiquei incapacitado de devolver o K.O, pois só tinha 2 energias em meu Mewtwo EX (O zekrom estava com Eviolite), tive que dar Pokémon Catcher e matar o Tynamo. Ela continuou atacando com Zekrom e Zekrom ex, mas, sem eelektriks, eles não tinham tanta força. Eventualmente ela perdeu um pouco de ritmo e o jogo acabou quando ela ficou incapacitada de recuar um Regigigas ex, então para acabar com o jogo eu usei o ataque  (Secret Sword) e K.O.

Vitórias/Derrotas - 1/0

 2º Rodada – Giordano M. (Terrakion EX/Landorus EX/ Terrakion/ Mewtwo EX)

Mais um jogador local, ele estava bem feliz por ter ganhado seu primeiro jogo em um torneio premier e eu também estava, já que o ajudei a montar o deck. Ele ganhou na moeda e começou batendo forte com Mewtwo EX contra meus 2 squirtles. Eu comecei bem lento (pra variar =/), tendo que colocar um Keldeo EX para apanhar enquanto montava um Blastoise. Ele já tinha comprado um prêmio ou dois quando eu dei N e comprei uma Super Scoop Up, com a qual fui capaz de curar meu Keldeo EX ativo e passar suas energias para o meu Mewtwo EX do banco (eu tinha Energy Retrieval na mão também, independente do resultado da moeda eu teria atacado com Mewtwo ex). Depois de nocautear o Mewtwo EX dele, ele teve que atacar de Terrakion EX, que não é muito ameaçador contra meu deck, então a partir daí eu tomei controle do jogo e terminei com a vitória!

Vitórias/Derrotas - 2/0

3º Rodada – Rafael Faria (Hydreigon/ Darkrai EX)

Meu oponente começou o jogo de Sableye, usou Computer Search ou ultra ball, descartando Pokémon Catcher e uma Blend Energy, colocou um Deino ao banco, energizou o Sableye com prism/blend energy e usou o ataque de Sabley (Junk Hunt). Na hora eu me toquei que ele evoluiria o Hydreigon no turno seguinte, baixaria Shaymin ex e começaria a matar todos os meus Squirtles um a um, caso eu não baixasse dois de uma vez. Meu ativo era um ex, e eu tinha Skyla na mão. Usei Skyla, peguei Computer Search, descartei duas energias e peguei minha Tropical Beach, tudo isso só para reduzir o tamanho da mão, e usei a Tropical Beach para comprar 4 ou 5 cartas, torcendo por 2 Squirtles no turno seguinte para poder montar um Blastoise no terceiro turno.
Na vez dele, ele buscou um Hydreigon e evoluiu seu Deino, colocou no banco um Shaymin ex que estava em sua mão e usou uma Professor Juniper descartando um Pokémon Catcher. Acredito que tenha usado (Junk Hunt) de novo. No meu turno eu usei Ultra Ball e uma Level Ball para pegar dois Squirtles e depois tornei à usar o Tropical Beach. Em seguida, meu oponente montou um Darkrai ex e começou a bater em meu Pokémon ativo. Felizmente eu consegui montar um Blastoise em meu terceiro turno e comecei á compensar meu início de jogo péssimo. Nós trocamos alguns nocautes e ele usou principalmente para atacar seu Darkrai ex e Shaymin ex. Porém eu estava sem N e havia falhado uma Super Scoop Up. Assim eu precisava acertar uma segunda Super Scoop Up, se eu acertasse, meu oponente teria que ter Pokémon Catcher e mais algumas coisas para pode vencer, o que era meio complicado para ele, mas eu acabei tirando coroa na segunda Super Scoop Up e acabei perdendo a partida mesmo fazendo tudo certo!

Vitórias/Derrotas - 2/1

 4º Rodada – Pedro S. (Darkrai + Techs)

Acho que essa foi uma das partidas mais frustrantes da minha vida. Apesar de ter montado um Blastoise em meu segundo turno, eu fiquei cerca de sete turnos sem Supporters e energias, passando o tempo todo revezando meus Pokémon, usando Pokémon Catcher para enrolar e tentando usar Super Scoop Up. Felizmente meu oponente atacou apenas com dois Pokémon, que eram Mewtwo EX e Virizion NV, ele foi inteligente em nunca colocar mais de duas energias nos Mewtwo EX dele (eu não tinha nada na mão, mas tinha o suficiente para iniciar uma batalha entre Mewtwos EX, (Caso ele carregasse demais os próprios Mewtwos EX). Isso acabou sendo uma faca de dois gumes, já que limitou a pressão que ele poderia causar.
Finalmente eu consegui comprar uma Skyla e pude buscar Tropical Beach. Ainda fui obrigado a usar um “N da amizade”, pois meu oponente tinha acabado de comprar uma mão de 5 energias, para voltar pro jogo. Não sei como consegui ganhar, mas o uso adequado de meus Pokémon Catcher e o poder de energizar rapidamente que o Blastoise me proporcionou me ajudaram a virar esse jogo.

Vitórias/Derrotas - 3/1

 5º Rodada – Carlos Alberto Barros (Rayquaza EX/ Eelektrik)

Quase chorei quando vi minha mão: três energias de água, três Blastoises, um Keldeo ex e um Squirtle. Desci o Squirtle no banco e fiz 'cara' de confiante, torcendo por um N do meu oponente. Ele baixou três Rayquaza, sendo um ou dois EX, descendo uma energia e usou N (quase pulei de alegria nesse momento), colocou Tynamos ao banco e usou o ataque (Celestial Roar) e conseguiu uma energia elétrica. Na minha nova mão eu consegui Rare Candy e Blastoise e começei rapidamente a atacar os Tynamos de meu oponente. Quando percebo que meu oponente não usou Supporter em seu turno anterior, percebi que ele estava 'zicado', acabei causando dano nos Pokémon dele sem sofrer muita reação, até que ele concedeu o jogo!

Vitórias/Derrotas - 4/1

Acabei entrando no top 4 em quarto lugar e teria que enfrentar Felipe Miranda, o único jogador que estava invicto no campeonato.

Top 4

 Felipe Miranda (Blastoise/Keldeo EX/Mewtwo EX)

Meu oponente começou com um Mewtwo EX ativo e baixou Squirtle, descartando algumas cartas importantes. No meu turno eu baixei Squirtle e deixei um Keldeo EX ativo. Em seguida ele descartou mais alguns recursos e conseguiu montar um Blastoise em seu segundo turno e saiu batendo com seu Mewtwo EX. Novamente eu estava 'zicado', acredito que devo ter usado apenas uma Skyla para evoluir desesperadamente um Blastoise, mas consegui acertar uma Super Scoop Up, curei meu Keldeo EX e ataquei o Mewtwo EX de meu oponente com 110 de dano com o ataque (Secret Sword). Meu oponente fez o possível, recuou seu Mewtwo EX e recuperou  energias do descarte com Energy Retrieval, atacando meu Keldeo EX com o Keldeo EX dele. Eu acertei outra Super Scoop Up e ataquei o Keldeo EX dele. Ele baixou outro Keldeo EX, recuo seu Keldeo EX ativo e fez a mesma jogada para me atacar com o ataque (Scret Sword) causando 110 de dano. Nesse ponto eu já não tinha mais nada em minha mão, a carta do topo de meu deck foi uma Ultra Ball ou Rare Candy, eu estava desolado, usei (Secret Sword) causando 130 de dano, com a esperança de usar meu Kyogre EX em uma próxima jogada. Meu Keldeo EX foi nocauteado, coloquei Blastoise como ativo e torci para que a próxima carta fosse útil! Tive sorte e comprei uma Professor Juniper! Com ela, fui capaz de montar um contra ataque com Keldeo EX e meu oponente acabou ficando sem reação devido ao número de recursos que usou no início do jogo.

Vitórias/Derrotas - 1/0

Esse jogo foi bem estranho. Comecei de Kyogre EX contra Mewtwo EX de meu oponente, eu estava 'zicado' e tomando dano. Meu oponente montou um Blastoise em seu segundo turno e atacou com Mewtwo EX causando 60 de dano em meu Kyogre EX, usei (Smash Turn)  e coloquei meu Blastoise como Pokémon ativo, para poder enrolar e não entregar 2 prêmios de graça! Meu Blastoise levou mais 60 de dano e, em meu turno olhei para a minha mão e percebi que, apesar de estar em uma situação ruim, fui capaz de obter 8 energias com as Cartas que tinha na mão (graças ao Cilan), fiz umas contas e vi que meu Blastoise era capaz de nocautear o Mewtwo EX de meu oponente! Eu simplesmente parti para o 'tudo ou nada' e nocauteei o Mewtwo EX de meu oponente, causando espanto na maioria das pessoas que estavam assistindo ao jogo. Meu oponente não tinha nada além de dois Blastoises no banco, então começou a comprar cartas e passar o turno. Eu estava em dúvida entre atacar de Blastoise ou em montar um Keldeo EX e usar (Secret Sword) para causar 110 de dano, e acabei escolhendo a segunda opção por ser mais segura. Mesmo com essa oportunidade de um turno, meu oponente não reagiu, e meu Keldeo EX acabou com o jogo!

Vitórias/Derrotas - 2/0

Vitórias/Derrotas - 5/1

Top 2 (Final)

 Rafael Faria (Hydreigon)

Fiquei bem preocupado, meu oponente tinha acabado de humilhar o outro jogador que estava usando o mesmo Deck que eu no Top 4 e eu já havia perdido para ele, mas eu encarei a partida com confiança e montei alguns planos para ganhar!
Comecei meu jogo rápido, com Mewtwo EX e Squirtle, usando Skyla. Meu oponente usou Computer Search ou Ultra ball não me lembro ao certo, colocou Deino no banco e usou o ataque de Sableye (Junk Hunt). Em meu turno baixei Blastoise, coloquei três energias em meu Mewtwo EX, usei Pokémon Catcher no Deino e o nocauteei. Ele Buscou mais dois Deinos e começou a montar  um Darkrai EX. Um ou dois turnos depois ele causou dano em meu  Mewtwo EX com seu Darkrai EX e eu pensei em uma  mega jogada envolvendo minha carta Cilan! Mas estava na dúvida que Cilan estivesse nos prêmios, então usei Computer Search (tive que descartar Tropical Beach com ela) e vi que Cilan estava realmente nos Prêmios, então peguei Energy Retrieval pensando em usar N e torci pelas cartas necessárias para poder montar um mega Mewtwo EX com 7 energias! Consegui o que queria e nocauteei o Darkrai EX de meu oponente (nesse ponto eu percebi que 2 dos meus 5 prêmios eram Supporters, mas não consegui pegar nenhum deles). Meu oponente desandou bastante e acabou dando um Pokémon Catcher defensivo em meu Blastoise, na esperança de me 'zicar'. O pior realmente aconteceu, fiquei dependendo da compra da carta de início de turno e sofri uma lenta virada enquanto fiquei 5 turnos sem comprar nada de útil!
Fiquei bem desanimado, lembrei que Fábio Boscariol tinha ganhado um jogo na semana anterior exatamente com a mesma jogada feita contra mim! Mesmo assim isso foi bom para mim, pois acabei aprendendo muitas coisas sobre como encarar o deck de Hydreigon e principalmente já conhecia melhor o Deck de meu adversário!

Vitórias/Derrotas - 0/1

Abri o jogo de Keldeo EX, Double Colorless Energy, energias de água e outras cartas. Busquei pela carta Tropical Beach, liguei uma energia de água e comprei 7 cartas com Tropical Beach, nem havia colocado Squirtle ao banco. Meu oponente começou com Sableye, mas estava bem mais lento que nas últimas partidas. Acabou colocando alguns Pokémon ao banco e também usou Tropical Beach.
Em meu turno baixei uma Double Colorless Energy e matei o Sableye de meu oponente com (Secret Sword). O jogo ficou bem equilibrado, abri com vantagem de três prêmios com meu Keldeo EX, até que comecei à ser atacado por Darkrais EX com eviolites. No final, usei Computer Search e peguei N, usei Pokémon Catcher no Shaymin EX dele (que ameaçava o nocaute final em meus Keldeo EX) e usei (Secret Sword), empatando o jogo. Meu oponente comprou algumas cartas inúteis e eu consegui vencer a partida!

Vitórias/Derrotas - 1/1

No último jogo eu e meu oponente começamos bem lentos, mas consegui montar meu jogo um turno antes que ele. Em um ponto do jogo meu oponente tinha 4 prêmios e um Darkrai ex sem dano atacando, sendo que no total havia apenas umas 4 energias no campo dele! Novamente planejei um Mega Keldeo EX com 8 energias, já que era a melhor opção, e nocauteei o Darkrai EX dele. Meu oponente colocou Prism Energy, e não colocou mais Shaymin EX ao banco (até então eu achei que as 3 Ultra Ball que ele descartou em seus dois primeiros turnos estavam fazendo falta), mas então percebi que o Shaymin EX dele estava nos prêmios. Ele tentou enrolar colocando Sableye como ativo, mas eu acabei nocauteando os outros dois Darkrai EX do banco dele usando meus Pokémon Catcher, encerrando o jogo e levando o campeonato!

Vitórias/Derrotas - 2/1

Vitórias/Derrotas - 6/1



Acabei conquistando 50 CPs, além da premiação e troféu! E ainda saí super feliz com o resultado, pois me toquei que havia ganhado os dois Cities que Campinas já teve! 

Prós:
>50 CPs!
>33 Jogadores mesmo com o feriado de carnaval!
>Tirei Groudon EX de “trompa” nos boosters de premiação!
>Galera de Campinas aparecendo para jogar, finalmente!
>Usei Super Scoop Up!

Contras:
>Meu Kyogre  EX não fez nada nesse campeonato, mas possibilitou que meu Blastoise 'boladão' nocauteasse um Mewtwo EX!
>Teve pouco tempo de almoço!


E Aqui termina o (REPORT)!

Espero que tenham gostado pessoal!


 POR : Fábio Lona


Comente com o Facebook:

1 Comentários :

Unknown disse...

"Meu Kyogre EX não fez nada nesse campeonato, mas possibilitou que meu Blastoise 'boladão' nocauteasse um Mewtwo EX!"
- HAHAHAHAHAH !!! Eu me lembro como se fosse ontem ...

Postar um comentário

Sorteios!

Sorteios!
Clique na imagem e participe, é necessário ter uma conta no facebook para participar, leia o regulamento e boa sorte!

(MENU CONTAINER)

MENU CONTAINER: POKÉTUDO TCG

(REPORTS)

(REPORTS)
Clique na Imagem para conferir!

(APRENDENDO COM N)

(APRENDENDO COM N)
Clique na Imagem para conferir!

CHAT



FAVOR NÃO XINGAR OU OFENDER OS INTEGRANTES DO CHAT! OBRIGADO!
 

Pokétudo TCG - AJUDANDO VOCÊ NO JOGO! Direitos autorais © 2012-2016 | Hospedado pelo Blogger