O deck de Yveltal/Manectric surgiu com o lançamento da última coleção inserida ao formato atual, XY- Phantom Forces e está aparecendo em peso nos Regionais e Cities em todo o cenário competitivo de jogo mundial. Nos Regionais Brasileiros da temporada 2014/2015 esse deck já demonstrou excelentes resultados e cada vez mais jogadores estão optando em utilizá-lo.
Pela primeira vez um deck de Yveltal será analisado no Pokétudo TCG, estou feliz por poder trazer e explicar o deck que para muitos aborda a carta mais relevante no formato atual de jogo, o famoso Yveltal EX!
Yveltal/Manectric
Pokémon (14)
3x Yveltal EX (XY 144)
2x Seismitoad EX (FI 106)
2x Manectric EX (PF 23)
2x Mega Manectric EX (PF 24)
1x Darkrai EX (BWP 46)
1x Jirachi EX (PB 98)
2x Yveltal (XY 78)
1x Spiritomb (LT 87)
Trainer/Supporter/Stadium (33)
4x Professor Sycamore
4x N
2x Colress
2x Lysandre
1x Skyla
4x Muscle Band
4x Ultra Ball
3x Hypnotoxic Laser
2x Switch
2x Shadow Circle
2x Manectric Spirit Link
1x Professor's Letter
1x VS Seeker
1x Dowsing Machine
Energy (13)
6x Darkness Energy
4x Double Colorless Energy
3x Lightning Energy
Estratégia:
A estratégia desse deck não é muito complicada, como Yveltal EX é uma carta muito presente no cenário competitivo de jogo atual, Manectric EX se tornou uma boa carta para tentar combate-lo e por tanto ele está aqui presente para tentar explorar uma possível fraqueza do oponente, ser um Pokémon que consegue evoluir para combater Pyroar e ainda por cima consegue energizar seus Pokémon do banco. O baralho funciona melhor focando nos Yveltal ou até o Seismitoad EX no início do jogo e o principal atacante do deck é Yveltal EX. Todos os Pokémon da lista serão melhores explicados abaixo. A escolha dos Trainers e Stadiums é devido à estratégia do deck e também serão explicados abaixo.
Explicação dos Pokémon e suas funções no deck:
Yveltal EX
É o principal atacante do deck, possuindo dois ataques fortes e úteis. Seu primeiro ataque (Evil Ball) causa 20 de dano base mais 20 de dano para cada energia ligada em ambos os Pokémon ativos (tanto os do usuário, tanto os do oponente) e isso costuma resultar em danos enormes que podem ser ampliados se o usuário ligar uma Muscle Band à ele. Seu segundo ataque (Y Cyclone) causa 90 de dano base e move uma energia nele para um Pokémon no banco, pode ser muito útil caso o usuário precise mover energias, para realizar o dano necessário para nocautear o Pokémon adversário e até se o usuário desconfiar que seu Yveltal EX será nocauteado no próximo turno, assim conseguirá poupar uma energia.
Seismitoad EX
Seismitoad EX é muito útil em certos momentos de jogo, nessa versão essa carta só realiza o ataque de cima (Quaking Punch) que causa 30 de dano base e impede o adversário de usar Trainers, com a carta Hypnotoxic Laser o usuário pode fazer o adversário ficar dormindo e utilizar o (Quaking Punch), assim travará o adversário, Seismitoad EX é uma carta irritante de se enfrentar.
Manectric EX
Carta muito boa e mesmo que o usuário não consiga evoluí-lo para Mega Manectric EX ele consegue causar danos úteis, seu segundo ataque (Assault Laser) causa 60 de dano base e caso o Pokémon adversário esteja com uma ferramenta Pokémon ligada à ele, o ataque causa mais 60 de dano, totalizando 120.
Mega Manectric EX
Carta estratégica, mas não muito fácil de se montar ao decorrer do jogo. Para não perder um turno para evoluí-lo o usuário precisa ligar ao Manectric EX a ferramenta Pokémon Manectric Spirit Link e contra certos baralhos ele possui muita importância.
Com seu ataque (Turbo Bolt) ele causa 110 de dano base e liga 2 energias básicas do seu descarte à um Pokémon do banco, por isso é interessante ter energias básicas no descarte para acelerar energias no campo com esse Pokémon.
Pyroar é uma carta que geralmente assusta variantes de Yveltal EX devido à sua habilidade (Intimidating Mane) que previne todos os danos causados à ele por ataques de Pokémon básicos, decks de Pyroar costumam estar presentes em diversos campeonatos importantes e como Mega Manectric EX é uma carta de evolução ela possuí a função no deck de combater o Pyroar, caso o enfrente.
Darkrai EX
Essa carta é importante devido à sua habilidade (Dark Cloak) que faz com que todos os Pokémon do usuário que tiverem energias noturnas ligadas à eles possuírem 0 de custo de recuo e assim o usuário poderá recuar seus Pokémon livremente. Seu ataque (Night Spear) pode ser interessante para combater adversários que possam nocautear seu Yveltal EX e para causar 30 de dano ao banco do adversário.
Jirachi EX
É uma carta de consistência para o baralho, ela não serve para atacar e é a pior opção para ser seu Pokémon ativo no início do jogo. Com sua habilidade (Stellar Guidance) o usuário pode procurar um Supporter no deck e colocá-lo em sua mão.
Yveltal
Yveltal é muito bom no início do jogo e consegue atacar com apenas uma energia de noturno, é interessante descartar energias de noturno para poder colocá-las aos Pokémon do banco com seu ataque (Oblivion Wing) que causa 30 de dano base e coloca uma energia de noturno do descarte à um Pokémon do banco do usuário.
Spiritomb
A principal função dessa carta no baralho é de combater decks de Virgen (Virizion/Genesect) devido à sua habilidade (Sealing Scream) que impede ambos os jogadores de utilizarem ACE SPEC e caso o usuário já tenha utilizado seu ACE SPEC e o oponente não, ele também pode ser útil, mesmo se não for um jogo contra um baralho de Virgen.
O deck de Virgen liga a ferramenta Pokémon G Booster ao Genesect EX e assim ele poderá causar 200 de dano, sendo assim Spiritomb é ótimo para impedir que isso aconteça, já que G Booster é um ACE SPEC.
O ataque de Spiritomb (Hexed Mirror) pode ser útil em momentos que o usuário esteja precisando renovar sua mão.
Explicação dos Trainers e Stadiums para a estratégia do deck:
Shadow Circle
Variantes de Yveltal EX possuem o risco de sofrer muito devido à fraqueza e por isso é interessante utilizar o Stadium Shadow Circle que faz com que todos os Pokémon que possuírem uma energia de noturno ligada à eles não possuírem mais fraqueza.
Cartas que mexem com energias
Esse baralho não possui muitas quantidades de uma única energia e por tanto poderá haver problemas para conseguir ter a energia certa em cada momento, como já explicado é importante descartar energias para que o usuário possa utilizar ataques do Yveltal e Mega Manectric EX para poder ligá-las aos Pokémon do banco, Ultra Ball e Dowsing Machine podem ajudar com isso e Professor's Letter é útil também, principalmente para buscar Lightning Energies que nessa lista só possui três unidades.
Cartas que acrescentam dano
Muscle Band acrescenta mais 20 de dano causado ao Pokémon ativo do adversário, essa carta realmente é útil para causar danos.
Hypnotoxic Laser está nessa versão porque é comum enfrentar decks que utilizam Virbank City Gym e ele pode ser útil para aproveitar o estádio do adversário, além de deixar o oponente adormecido, o que junto com o ataque (Quaking Punch) do Seismitoad EX é muito bom.
Reciclar Supporters
Essa versão utiliza 13 supporters que funcionam bem com a estratégia do baralho e VS Seeker consegue procurar um Supporter do descarte e colocá-lo na mão do usuário, muito bom para reutilizar um Supporter que será necessário.
Analisando o baralho no cenário de jogo atual
É dificil ter em mente quais baralhos e ações podem trazer dificuldades para esse deck, mas é valido ter em mente que explorar a fraqueza tanto de Yveltal EX como de Manectric EX é possível e decks de lutadores que abordam Landorus EX ou Donphan podem trazer dificuldades. Vários decks abordam estádios e podem retirar o Shadow Circle de campo e com isso a fraqueza dos Pokémon será explorada de uma forma pouco complicada, esse baralho exige treino e atenção nas ações de seus adversários.
Pensando na prática, esse deck é rápido, consegue causar altos danos, aborda variedades de atacantes e é consistente, com certeza é uma ótima opção para se escolher para jogar.
Conclusão:
O baralho de Yveltal/Manectric é muito forte e possui espaço no formato atual, ainda há muitos campeonatos pelo mundo para esse deck conquistar e mostrar a força do relâmpago obscuro!
Espero que tenham gostado, até a próxima.
0 Comentários :
Postar um comentário