O deck dos sapões será abordado com explicações e detalhes a partir das experiências que obtive com ele.
Primeiramente irei mostrar a lista que utilizei no Regional de Sorocaba-SP do dia 20/12/2014 e por que escolhi jogar com esse deck.
O baralho dos Sapões é muito bom e temido por vários jogadores, após ter conferido que um baralho focado em Seismitoad EX e Garbodor havia obtido boas colocações nos Estados Unidos e também no Brasil resolvi montá-lo e ir aperfeiçoando para combater os decks mais populares e esperados para os regionais.
A lista que utilizei:
Seismitoadlock
Pokémon (14)
3x Seismitoad EX (FI 106)
2x Trubbish (LT 67)
2x Garbodor (PF 119)
2x Drifloon (PB 34)
2x Drifblim (DR 51)
2x Charizard EX (FF 12)
1x Dedenne (FI 34)
Trainer/Supporter/Stadium (36)
4x Professor Juniper
3x N
2x Colress
2x Lysandre
1x Skyla
1x Team Flare Grunt
4x Hypnotoxic Laser
4x Muscle Band
3x Ultra Ball
3x Enhanced Hammer
2x Switch
2x Float Stone
2x Virbank City Gym
1x Energy Retrieval
1x Evosoda
1x Dowsing Machine
Energy (10)
4x Double Colorless Energy
6x Water Energy
Estratégia:
A estratégia desse deck é de atrapalhar seu oponente tentando ampliar seu dano com a Muscle Band. Pode parecer ruim e abordar danos pequenos, mas esse baralho realmente é muito chato no formato de jogo atual e consegue atrapalhar todos os tipos de decks.
Seismitoad EX é o principal atacante e o usuário precisará utilizar o ataque (Quaking Punch) para impedir que seu oponente utilize cartas de Item o máximo possível. Garbodor é o Pokémon que será utilizado para impedir que o adversário utilize habilidades com a sua habilidade (Garbotoxin), Drifblim é ótimo ao decorrer do jogo, caso o oponente tenha energias especiais no descarte, com seu ataque (Shadow Steal) ele causa 50 de dano vezes o número de energias especiais no descarte do oponente, por isso o usuário precisa tentar nocautear Pokémon com energias especiais e utilizar a carta Enhanced Hammer para descartar energias especiais do oponente. Sendo assim, o baralho é focado em atrapalhar o adversário e causar dano com poucas energias, as cartas Muscle Band e Hypnotoxic Laser ampliam o dano causado. A carta Hypnotoxic Laser têm um papel essencial para o baralho, além de deixar o oponente envenenado, pode deixá-lo adormecido e já que Seismitoad EX impede o adversário de usar itens, caso o Pokémon ativo adversário não acorde, ele(a) não conseguirá colocá-lo no banco com Switch ou Scape Rope e poderá passar turnos sem reação, já que o Pokémon ficará adormecido.
Cartas de Trainer que atrapalham o adversário:
Cuidado com a fraqueza!
Seismitoad EX possui fraqueza a grama e por isso escolhi utilizar 2 Charizard EX para combater adversários que utilizam Pokémon de grama, o deck mais popular é o Virgen (Virizion/Genesect) e também há a carta do Leafeon que é abordada em alguns baralhos. Como Charizard EX é básico ele ocupa pouco espaço no deck e necessita de três energias incolores para atacar, com Muscle Band e Hypnotoxic Laser o usuário poderá chegar a causar 190 de dano caso explore fraqueza. Outro Pokémon básico de fogo que não utilizei mas também é viável, é o Reshiram.
Resultados com o baralho:
Obtive o resultado de 3/3/1 (Vitória/Derrota/Empate) com este baralho no dia 20/12/2014 em Sorocaba-SP e afirmo que se tivesse focado mais na consistência do que na teoria do baralho eu teria obtido melhores resultados. Os decks que enfrentei foram Pyroar, Donphan, Empoleon, Yveltal/Manectric e Aromabox. O que mais me deu dificuldade foi o Yveltal/Manectric que estava sendo usado pelo Gabriel Semedo que é um dos jogadores mais bem sucedidos das últimas temporadas e que tem muita experiência como jogador, perdi 2 jogos seguidos contra o Aromabox do Vinicius Lopes que foi o campeão Nacional de 2013, porque fiquei sem suporte nos dois jogos, era um jogo favorável para mim mas o deck não quis funcionar e não havia como ganhar aquela rodada. Não me arrependo de ter ido com esse baralho, eu não havia treinado o suficiente para o campeonato, montei o deck, testei algumas vezes e decidi que seria ele mesmo, também afirmo que faltou confiança no dia do torneio, tinha um sentimento de que "não era o meu dia''.
Problemas na lista acima:
Falta consistência e mais foco no Seismitoad EX.
Como já dito, enfrentei problemas devido a consistência do baralho, no formato atual de jogo, consistência é um dos pontos que são essenciais, decks que não investem muito nela não estão obtendo bons resultados e pelo que percebi Jirachi EX, devido à sua habilidade (Stellar Guidance) que busca um Suporte no deck, está possibilitando excelentes jogadas e utilidade em diversos decks. Jirachi EX é uma carta que eu realmente deveria ter colocado na lista.
Pegando a pokébola
Resolvi alterar a lista e testá-la contra diversos baralhos, afinal um bom jogador tem que treinar contra variedades!
As alterações que fiz foram:
Pokémon
-1 Drifloon (PB 34)
-1 Drifblim (DR 51)
-1 Dedenne (F1 34)
+1 Seismitoad EX (FI 106)
+1 Jirachi EX (PLB 60)
Trainer/Supporter/Stadium
-1 Dowsing Machine
+1 N
+1 Computer Search
Então, a lista que estou usando atualmente e que recomendo é esta:
Pokémon (13)
4x Seismitoad EX (F1 106)
2x Charizard EX (FF 12)
1x Jirachi EX (PLB 60)
2x Trubbish (LT 67)
2x Garbodor (PF 119)
1x Drifloon (PB 34)
1x Drifblim (DR 51)
Trainer/Supporter/Stadium (37)
4x N
4x Professor Juniper
2x Colress
2x Lysandre
1x Team Flare Grunt
1x Skyla
4x Hypnotoxic Laser
4x Muscle Band
3x Ultra Ball
3x Enhanced Hammer
2x Switch
2x Float Stone
2x Virbank City Gym
1x Evosoda
1x Energy Retrieval
1x Computer Search
Energy (10)
4x Double Colorless Energy
6x Water Energy
Analisando possíveis cartas para alterar ou acrescentar
Para alterar:
Charizard EX
Charizard EX é útil para explorar fraqueza, mas três energias para atacar é complicado e na maioria das partidas ele é inútil, por tanto pode ser interessante alterá-lo. O deck popular de metal que utiliza Bronzongs no formato, possui fraqueza a fogo e Charizard EX será de grande ajuda, mas o baralho costuma utilizar Aegislash EX que com sua habilidade (Mighty Shield) previne danos vindos de Pokémon adversários que possuírem energias especiais e isso fará do usuário, precisar energizar seu Charizard EX com energias de água, o que não será fácil e demorará.
Drifblim
Há dúvidas se essa carta é realmente boa para o baralho e se há espaço para ela, contra decks de Pyroar ela é realmente útil por ser uma evolução, mas os adversários costumam segurar as energias especiais quando percebem que o usuário está utilizando Drifblim e o deck dos Sapões precisa ter mais foco em montar o Garbodor, percebi que não é nada simples montar Garbodor e Drifblim nessa versão e tenho dúvidas se Drifblim é uma boa escolha ou não, utilizar uma linha 1-1 pelos testes que já fiz é arriscado e difícil de montar, mas no final do jogo pode ser fatal para o adversário.
Team Flare Grunt
Na versão acima, apenas um é utilizado e é difícil consegui-lo no momento certo, além da questão dele ser um Supporter e não acrescentar consistência para o seu baralho, mas o deck dos Sapões é focado no lock (atrapalhar o seu oponente) e por tanto acredito que essa carta é de utilidade, já que ela realmente atrapalha o seu adversário.
Evosoda
Decidi utilizar essa carta porque há mais de uma carta de Pokémon que evolui no deck e não é igual a Ultra Ball, que o usuário precisará descartar duas cartas para utilizar, por tanto ela é bem vinda, mas no começo do jogo ela não possui utilidade e talvez uma quarta Ultra Ball seja melhor.
Energy Retrieval
Com testes percebi que eu descartava energias de água ao decorrer do jogo e que no final elas faziam muita falta, então decidi utilizar essa carta, para que eu pudesse reutilizar as energias descartadas, mas essa carta pode estar ocupando um espaço importante para o baralho, acho que o uso dela é bem pessoal.
Para acrescentar:
Mewtwo EX
Mewtwo EX é uma carta excelente com seu ataque (X Ball) e é bem vindo nesse baralho, é possível combater diversos Pokémon com Mewtwo EX, o problema é que todo turno que o usuário não utilizar o ataque do Seismitoad EX (Quaking Punch) será uma brecha para o oponente agir e poder surpreender com a possibilidade do uso de Itens.
Reshiram
Como já citado acima, Reshiram pode ser de grande utilidade, mas precisa receber danos para que seu ataque (Outrage) seja efetivo para explorar fraqueza e ele possui apenas 130 de HP, mas a vantagem de conseguir atacar com o custo de apenas duas energias incolores.
Team Flare Grunt
Muitos usuários desse deck costumam utilizar mais de uma dessa carta, mas isso irá implicar na consistência, por tanto não é muito recomendável utilizar mais do que duas dessa carta.
Xerosic
Carta super bem vinda e que pode substituir Team Flare Grunt, consegue retirar uma energia especial ou ferramenta Pokémon de qualquer Pokémon em jogo e pode ser de grande utilidade para retirar possíveis ferramentas pokémon da Team Flare dos Pokémon EX desse baralho.
Head Ringer
Uma carta que realmente pode ser boa para ajudar com o lock (atrapalhar o seu oponente) mas que está sendo muito prevenida, já que diversos baralhos colocam ferramentas Pokémon em seus Pokémon EX com facilidade e isso faz com que Head Ringer possa ser um espaço no deck que não terá utilidade.
Professor Letter
Carta muito boa e que salva o usuário em momentos de necessidade de energia básica, pode substituir o lugar da Energy Retrieval.
Com isso, está claro que esse baralho merece atenção e que não será incomum encontrá-lo em campeonatos importantes como Regionais e Cities!
Espero que tenham gostado, utilizem os comentários para os diversos fins. Até a próxima!
0 Comentários :
Postar um comentário